sexta-feira, 20 de junho de 2008

Certificação aos produtos orgânicos

Alimento orgânico significa que ele é produzido com auxílio de fertilizantes e pesticidas de origem natural. Isto é, livres de substâncias sintéticas ou de mudanças genéticas. Para que tudo seja comprovado e garantido, diversos produtores de diversos tipos de alimentos foram em busca de um selo de certificação que dá a garantia da procedência e da qualidade orgânica de um alimento natural ou processados, estabelecendo uma relação de confiança com o consumidor.

No Brasil, a IBD (Associação de Certificação Instituto Biodinâmico), que cuida dessas certificações em todo o país e América do Sul, auxiliando no desenvolvimento de um padrão de agricultura sustentável baseado em novas relações econômicas, sociais e ecológicas.

Tem seus fundamentos em princípios humanistas seguem a legislação trabalhista, incentivando o comprometimento social dos projetos certificados, e a legislação ambiental, promovendo a recuperação e a conservação do meio ambiente. A IBD é a única certificadora 100% brasileira reconhecida na Europa, Estados Unidos e Japão.

Principais exigências da certificação IBD


• Desintoxicar o solo;
• Não utilizar adubos químicos e agrotóxicos;
• Atender às normas ambientais do Código Florestal Brasileiro;
• Recompor matas ciliares, preservar espécies nativas e mananciais;
• Respeitar as normas sociais baseadas nos acordos internacionais do trabalho;
• Respeitar o bem-estar animal;
• Desenvolver projetos sociais e de preservação ambiental.

Como certificar o seu produto

Entre em contato com IBD pelo telefone (14) 3882-5066 ou pelo e-mail
ibd@ibd.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Acho que os orgânicos além de ótima qualidade tem gosto de vida saudável.Essa certificação tem que ser cada vez mais rigorosa!Beijo